WEB 2.0

Agora já é possivel interagir até com a matéria que você vai ler em seguida. Incrível? Não. É a WEB 2.0.

Quem está sempre on-line já presenciou inúmeros updates em sistemas conhecidos. Foram mudanças em Sistemas Operacionais (DOS, Windows, Linux), planilhas eletrônicas, bancos de dados e processadores de textos e tantos outros quanto se possa imaginar.

Quem da velha geração não se lembra do WordStar, Lotus 123 ou mesmo do Word 2.0 e Windows 3.1 e isso é recente! As atualizações constantes, em busca da perfeição de informações, da correção de erros e da necessidade de agilizar ainda mais os processos existentes fazem a tecnologia ampliar seus horizontes a cada dia, pois uma porta abre a outra e a expansão e colaboração constante daqueles que já trabalham com eles, faz melhorar ainda mais cada um dos pequenos sistemas ampliando ainda mais os já existentes, é um processo ciclico.

Foram muitas as modificações desde o estouro da bolha da Internet, principalmente no Brasil, desde que essa mania começou a pegar. Quem está on-line a alguns anos deve ter passado pela fase dos video-textos, das BBS’s (Boletins Board System) com sua conexão em modem de 2.400 kbps e por fim a Internet, vamos relembrar um pouco como tudo aconteceu:

  • 1989 – A Ibase cria o Alternex (serviço de conferências eletrônicas);
  • 1991 – Tim Berners-Lee lança o conceito de documento WEB com Hyper Link.
    • Criada a conexão entre Rio e São Paulo, através da FAPESP (que passa a trafegar TCP/IP e fica responsável pelos domínios .br e pelos IPs no Brasil.
  • 1992 – São contabilizados 26 Web Servers On-line no mundo.
  • 1993 – O Mosaic, primeiro navegador é lançado
    • É Implantado o anel Rio – São Paulo – Brasília de conexão
  • 1995 – A Embratel lança o serviço definitivo de acesso comercial à Internet
  • 1998 – Google abre seu primeiro escritório
  • 2000 – A bolha .COM atinge seu ápice
  • 2001 – Surge a Wikipedia
  • 2005 – Nasce o Youtube.com
  • 2006 – Temos 92.615.362 websites on-line, agora 92.615.364 (e contando…)

 

Pois bem, desde seu nascimento a Internet vem tornando-se um local popular. E a continua entrada de novas idéias, faz com que a internet se expanda cada vez mais. Essa expansão, fez com que em um brainstorming entre a editora americana líder em livros de computador, a O’Reilly e a MediaLive International tivessem uma conversa, nela o Vice-presidente da O’Reilly, Dale Dougherty, percebeu que mesmo após o estouro da bolha, a web continuava forte e surgiriam ainda mais novidades. Ele percebeu também que as empresas que sobreviveram, tinham características em comum e desta conversa surgiu o termo Web 2.0. Mais quais são essas características que levam tanto poder a WEB 2.0?

 

O ponto principal é caracterizar a Web como plataforma, ou seja, que versões on-line de aplicativos como Planilhas Eletrônicas, Processaores de texto e sistemas operacionais que antes você precisava ter instalado em sua máquina, podem rodar direto de navegadores, bastando acessar o site da aplicação.

 

As vantagens desta abordagem são inúmeras: utilização independente do sistema operacional, atualizações de versões de forma transparente, familiaridade do usuário com a Web, acesso aos seus dados de qualquer lugar do mundo e várias outras. A conseqüência disto é outro ponto da Web 2.0: está em eterna fase beta.

 

O Google é especialista nisto, O Google News (news.google.com.br), o Google Groups (groups.google.com.br) e vários outros serviços da empresa estão em beta há muito tempo. Os sites Web 2.0 estão sempre evoluindo. O Google é a empresa Web 2.0 por excelência por seguir o lema de “lance logo, lance sempre, todo dia”.

 

A web acabou com a necessidade de grandes versões de software sendo lançadas ano a ano. Você pode lançar uma versão hoje e outra amanhã, sempre a partir das dicas da comunidade (open source funciona assim). Os programas rodam em todos os lugares mas só existem em um lugar: o servidor. Por isso você pode lançar seu produto hoje e não mês que vem. (Daí vem, provavelmente, o fato de praticamente todo serviço do Google trazer a palavra beta ao lado do nome).

 

Essa característica leva ao outro ponto, a web feita por pessoas, simplicidade, conteúdo é quem manda, relacionamento, colaboração… a lista não para. Outra característica é a adoção aos padrões. A separação da apresentação do conteúdo e adoção dos padrões do W3C é cada vez uma realidade maior desta nova fase. Tanto por que, se não existir o gerenciamento desse conteúdo em separado, você passa a trabalhar muito mais e os itens devem ser independentes para serem atualizados. Ou seja, para descrevermos a WEB 2.0 usaremos “simplesmente” algumas palavras: simplicidade, conteúdo, plataforma e comunidade. Um comparativo para essa nova estrutura seria, segundo Dale Dougherty.

 

Web 1.0

  

Web 2.0

Duplo Click

–>

Google AdSense

Ofoto

–>

Flickr

Akamai

–>

BitTorrent

mp3.com

–>

Napster

Britannica Online

–>

Wikipedia

personal websites

–>

Blogging

evite

–>

upcoming.org e EVDB

Especulação de domínio

–>

Otimização de resposta dos buscadores

page views

–>

Custo por click

screen scraping

–>

web services

publishing

–>

Participation

content management systems

–>

Wikis

directories (taxonomy)

–>

tagging ("folksonomy")

stickiness

–>

Syndication

 

Com esse comparativo conhecemos um pouco mais das diferenças da Web atual para a 2.0, que muitos já utilizam e sequer perceberam, é o caso do Gmail, do YouTube, Windows Live e outros. Assim também conhecemos as empresas que marcam o inicio dessa nova fase, e seus produtos, baseados na nova tecnologia que é o marco dessa mudança, o AJAX.

 

Um dos novos modelos de software ou melhor, aplicação comunitária é o Whitboard (writeboard.com). Ele é um misto de fórum, com comunidade, onde o texto pode ser compartilhado e editado da maneira que for melhor para a equipe que resolveu trabalhá-lo.

Nele você é capaz de desenvolver seu texto, salvá-lo com um endereço específico e ainda compartilhá-los com seus amigos, formatando-o da maneira que for essencial para a produção literária que está sendo desenvolvida, com controle de versão e ainda com comparação de uma versão para outra.

 

Para se ter uma idéia, esse trecho foi desenvolvido no WhiteBoard antes de ser publicado, e se você quiser continuar esta matéria, ou vê-la desde a sua primeira versão poderá fazê-lo acessado no endereço http://123.writeboard.com/9278825eec4568649 com a senha digerati. Pode ainda, convidar pessoas para escrever e participar do artigo enviando um e-mail que chegará ao seu destinatário da seguinte maneira:

 

Outro editor de texto, agora adquirido pelo Google foi o writely, que possui todas as características de um grande editor de texto como o Microsoft Word. Nele era possível exportar para formatos mais elaborados como RTF e até PDF. Infelizmente depois da aquisição, as novas incrições foram canceladas temporariamente.

 

Outro exemplo de editor de texto é o Zoho Writer, muito parecido com o Word do Microsoft Office, e que ainda pode ser utilizado on-line. Traz também opção de planilha eletrônica. A única dificuldade encontrada, é um pouco de demora para trabalhar entre documentos devido ao trafego na rede, entretanto, nele você conta com recursos de importar seus documentos .DOC para formato on-line e ainda compartilhá-lo com outros usuários, trabalhando com senha de alteração e controle de versão.

Para se inscrever no Zohowriter.com é muito fácil, basta digitar seu e-mail e senha, e pronto, você acessa e pode começar a trabalhar seus textos, trabalhos e muito mais. A interface possui Zoom, e o processador de texto conta com o auto salvamento e com ferramentas de formatação. É possível incluir figuras, trabalhar com hyperlinks e controlar as modificações. Além disso você também conta com o modo de publicação, envio de e-mail, controle de fontes e ferramentas diárias para escrever seu texto sem precisar de nenhum software complementar.

O mais incrível do Zoho Writer é a possiblidade de salvar o arquivo em vários formatos, entre eles DOC, PDF, HTML.

 

Com o Zoho, muitos escritórios, podem dar adeus ao pagamento de altas licenças para trabalhar com editores de texto, e esse será o futuro para muitas aplicações.

Um outro exemplo, que impressionou aquele que vos escreve, foi o Zoho Sheet. As funções básicas de uso de planilha estão todos presentes, teclas de atalho padrão do Excel, como F2 para edição de célula, funcionando, formatação básica, importação, salvamento e exportação. A funções são um show a parte, praticamente todas do Excel disponíveis para calculos. A única ferramente de todas que deixa a desejar, é realmente e formatação, que mesmo quando importada de um documento bem trabalho no Excel, quando utilizada no Zoho Sheet mantém apenas a aparência básica, não respeitando mesclagem de célula e padrões de bordas.

 

Até as funções de geração de gráfico estão disponíveis no Zoho Sheet, fazendo com que você possa demonstrar seus projetos sem nada a desejar daqueles produzidos no Microsoft Excel.

 

Se o problema com planilhas for o de formatação e não tanto de conteúdo, você pode utilizar o Google, é para ser mais exato o http://spreadsheets.google.com/, a ferramenta de planilha eletrônica do Google. Com a capacidade de serviços rápidos, e com a qualidade das muitas ferramentas do google. No mínimo, o que pode-se fazer, e trabalhar em conjunto com todas essas ferramentas já que todas, importam e exportam facilmente seus documentos.

Se ainda preferir outro desses aplicativos, você pode utilizar o www.editgrid.com, que possui todas as ferramentas mas infelizmente não trabalha com gráficos, entretanto é comparável ao googlespread em questão de velocidade, já que o Zoho é meio lento na locomoção das células.

 

Na página da Zoho, você ainda encontra outros tipos de soluções, como apresentação estilo Power Point no Zoho Show, ou desenvolvimento de projetos com o Zoho Planer e o Zoho Poll, um utilitário para criar pesquisas e enquetes. Aproveite e deixe a sua votação sobre esta matéria no endereço: http://zohopolls.com/external/moliveira/mat%C3%83%C2%A9ria-web-2-0 (só o endereço que não ajuda muito não é mesmo?).

Mas ok, você não está interessado em trabalhar, está querendo apenas papear com os amigos mas o seu escritório bloqueou o messenger ou outro comunicador, a sua alterantiva é o wwwm.meebo.com que dá acesso ao Messenger, ao Yahoo Messenger, ao Aim ou ICQ e ao Jabber ou Gtalk. Tudo em uma única página e on-line. Usado pelo sistema operacional online Goovy, o Meebo deixa tudo facinho para seu uso a partir de uma janela da web.

Outra ferramenta intessante para se utilizar na onda da WEB 2.0, e também na onda dos PODCASTs é o Odeo Studio. O Odeo é um studio de gravação on-line, onde você só precisará falar no microfone para gravar seu áudio e publicá-lo, por exemplo, enquanto escrevia esta matéria resolvi relê-la e aproveitei para fazer em voz alta, o que saiu? É só escutar no Odeo. Além de gravar facilmente o seu POD, você também pode compartilhá-lo através dos endereços com os amigos, enviando-o por e-mail e muito mais. http://odeo.com/audio/1706645/play

Além desses serviços que demonstramos temos vários outros que podem ser incluídos na lista. O novo live space ou somente o www.live.com da Microsoft, os inúmeros outros serviços do Google como o Gmal que foi o precursor dessa maré de novidades. A Wikipedia. São tantos que resolvemos fazer uma lista com os principais serviços para você, confira:

Windows Live Beta

www.live.com

Agregador de Busca

Last FM

http://www.last.fm

Áudio

Odeo

www.odeo.com

Áudio

Podomatic

www.podomatic.com

Áudio

Meebo

www.meebo.com

Comunicador

Multiply

www.multiply.com

Comunidade

Windows Live Spaces

spaces.live.com

Comunidade

Google (quase tudo)

www.google.com/intl/en/options www.google.com/support spreadsheets.google.com

www.orkut.com

reader.google.com

De tudo um pouco. Vídeo, software, comunidade, agregador, etc.

Ajaxsketch

www.ajaxsketch.com

Foto e imagem

Flickr

www.flickr.com

Foto e imagem

PXN8

www.pxn8.com

Foto e imagem

ZoomMR

beta.zooomr.com

Foto e imagem

Zoto

www.zoto.com

Foto e imagem

BlogLines

www.bloglines.com

RSS

FeedBurner

www.feedburner.com

RSS

Newgator

www.newsgator.com

RSS

Eye OS

www.eyeos.org

Sistema Operacional

Goowy

www.goowy.com

Sistema Operacional

NetVibes

www.netvibes.com

Sistema Operacional

You OS

www.youos.com

Sistema Operacional

AjaxWrite

www.ajaxwrite.com

Software

BackPack

www.backpackit.com

Software

BaseCamp

www.basecamphq.com

Software

Edit Grid

www.editgrid.com

Software

HipCal

www.hipcal.com

Software

Thinkfree

www.thinkfree.com

Software

Thumbstacks

www.thumbstacks.com

Software

Writeboard

www.writeboard.com

Software

Writely

www.writely.com

Software

Zoho

www.zoho.com

Software

EyeSpot

www.eyespot.com

Vídeo

Jumpcut

www.jumpcut.com

Vídeo

Vimeo

www.vimeo.com

Vídeo

YoTube

www.YouTube.com

Vídeo

 

Infelizmente não temos como colocar todos os serviços que encontramos no desenvolvimento desta matéria. Mas, como disse lá no início, esta é uma matéria interativa, e o texto está diponível no WriteBoard. Fique a vontade para completar a tabela, pois com a WEB 2.0, o conteúdo é rei e a comunidade gera esse conteúdo com simplicidade na plataforma do mundo, a Internet.

Anúncios

Sobre Raul Oliveira (ex DEUS NOiTE)

Alguém que gosta de informática, ler, escrever, estudar, aprender, ensinar, pensar (ok as vezes não). Assim, um pouco de vampiro, autor, geek e louco todos temos um pouco. No final. Um Vampiro Geek pode ser a definição. Oh Ego Laevus! PALAVRAS DESCRITIVAS Persuasivo, efusivo, gregário, participativo, positivo, assertivo, ativo, móvel, impaciente, tenso, ansioso, independente adaptável, sensível, alerta, ambicioso, iniciativa própria, pergunta "quem" e "quando". Influente, persuasivo, amigável, verbal, comunicativo, positivo, otimista, promotor, generoso, questionador, competitivo, motivado, ativo, móvel, impaciente, alerta, demonstrativo, bem disposto, firme e independente.

Publicado em 14/08/2006, em Computadores e a Internet. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: